sábado, 3 de julho de 2010

Minha avó me disse...


Num dia de verão, enquanto o sol iluminava as rosas do jardim, enquanto os pardais tomavam banho nas gotas de água que pingavam da torneira antiga, minha avó me disse...
Busque sabedoria, por você, pelos os outros. Tomar decisões e dar conselhos são grandes responsabilidades, por isso você precisará de bom senso sempre.
Estabeleça seus alvos com clareza. Não existe nada mais difícil do que prosseguir sem certeza. Pior ainda é querer voltar depois de um longo caminho trilhado.
Se precisar, porém, volte atrás. Orgulho é um sentimento de pessoas que tem dificuldade em perder. Aprender a aceitar a perda é fundamental, até porque você precisará de sanidade mental e de esclarecimento para recomeçar.
Guarde fotos e recordações de amores antigos. São parte do seu passado, e constituem grande parte daquilo que você se tornou. Querer apagar o caminho pelo qual você já passou é tão inútil quanto achar que os outros também o esquecerão.
Não sofra por antecedência. Em segundos a vida pode mudar inteira, e padecer por alguma coisa do futuro é tão inútil quanto torcer para que não chova no dia do seu casamento.
Se importe menos com o que dizem ou vão dizer. Nas horas de angústia, você está sozinho, e poucos terão a iniciativa de te dar uma palavra.
Se precisar, beba. Não faça disso um hábito, porque infelizmente é necessário viver no mundo real. Sabendo quando parar, a bebida é instantaneamente terapêutica.
Expresse-se com jeito. Qualquer crítica ou recomendação será mais bem recebida se bem falada. As palavras e a entonação da voz são importantíssimas para o sucesso de todo e qualquer relacionamento.
Não se exercite mais do que o necessário. O corpo tem um limite que precisa ser respeitado. As pessoas que conheci que viveram mais tempo foram as que se pouparam.
Saiba quando ouvir músicas depressivas. Em alguns dias, elas te ajudarão a refletir e achar a saída. Em outros, elas terminam de engolir seu corpo e mente todos, e não haverá trilha sonora que reverta isso.
Abuse do tato. As maiores descobertas e aprendizados que você provavelmente fez aconteceram na sua fase de reconhecimento, quando bebê. À partir daí é que você conheceu seus gostos, preferências, e anseios. Continue querendo saber mais sobre você.
Seja caridoso. Não existe, no céu, na terra, sensação que supere a de ser cordial e útil para outra pessoa. É encontrar o sentido da sua existência.
Não jante. Acordar com cintura de bailarina não tem, e nunca terá preço.
Entenda e aceite as pessoas mais velhas, por duas razões. Em primeiro lugar, porque elas não irão mudar, depois de meio século vivendo da mesma maneira. Em segundo, porque você chegará lá antes que perceba.
Não se auto-congratule. É cansativo e você corre o risco de despertar o desprezo por você em quem te ouve. Deixe que outros falem sobre suas qualidades. Assim os elogios serão verdadeiros e espontâneos.
Respeite times e religiões. São sustentáculos individuais e variam de acordo com cada personalidade e necessidade. São escolhas, como as que você faz todos os dias, e não haverá quem saiba de fato o que é melhor para cada um.
Seja vaidoso, mesmo dentro de casa. Olhar-se no espelho e sentir-se bem é fundamental para estimular qualquer pretensão de colocar os pés para fora.
Não sofra por limitar sua lista de convidados de casamento. É humanamente impossível convidar a todos. Haverá os que ficarão bravos, e não serão os que realmente se importam com você. Estes serão convidados ou serão compreensivos, justamente porque te conhecem e te entendem.
Sorria, sempre, ainda mais quando não houver motivos. Tudo o que se faz com insistência e persistência torna-se uma verdade absoluta. Além de despertar a curiosidade das pessoas, causará admiração.
E o sol continuou. Por muitas horas ainda iluminou as rosas do jardim. E os pardais tomaram banho até sentirem-se frescos. Minha avó, porém, se foi.

2 comentários:

  1. maravilhoso! verdadeira lição de vida!

    quisera ter este texto em mãos na minha adolescencia...
    porque a minha avó não me disse nada disso... :(

    obrigada pela oportunidade de ler agora!
    sempre é tempo de aprender a viver.

    ResponderExcluir
  2. Que texto encantador.
    Um dos poucos que li duas vezes.

    Tudo perfeitamente no seu lugar.

    Parabéns pela sensibilidade.

    ResponderExcluir