terça-feira, 19 de janeiro de 2010


Na prateleira da livraria encontrei um livro dormindo, pintado de alaranjado, com o desenho de uma mulher na frente. Achei que se parecia comigo e o trouxe pra morar em casa.
O livro é só para mulheres, escrito pela Clarice Lispector e dispensa várias dicas sobre etiqueta, moda, moral, entre outras.
O que se percebe, obviamente, é que a autora brinca de refletir sobre a condição feminina, entupida de normas e regras... Sim, estamos falando da Clarice, um fenômeno em percepção sobre o feminino.
Posto, então, alguns dos trechos, esperando, é claro, ler alguma coisa que uma possível leitora possa compartilhar sobre.

Por favor, não use:
Cinto largo, de qualquer espécie, nem faixas, se você não tem cintura fina. Muitas mulheres pensam que eles fazem cintura. Engano. Cinto e faixa nunca foram objeto de talha num corpo feminino. São apenas enfeites para quem já tem cintura fina. Nada mais.

Cantinho alegre:
A beleza de uma casa está nos detalhes. Há donas de casa que têm o dom de criar “cantinhos”. É como se elas desdobrassem a própria personalidade e espalhassem graça. Olham uma parede vazia – e daí a pouco a imaginação começa a trabalhar, a “encher” aquele trecho inexpressivo da casa.Em breve temos o que passa a ser “um cantinho”. Essa parede alegre, por exemplo, pode ser na cozinha, no banheiro, ou no quarto. Pode-se fazer uma parede “viver”- sem usar quadros propriamente ditos. Objetos bem distrivuidos também são pictóricos. (Amei esse, by the way)

Impossível?
A maioria das coisas "impossíveis" são impossíveis apenas porque não forem tentadas. Quanta coisa você não faz apenas por timidez ou medo...Você já experimentou pintar paredes? Pois, acredite ou não, não é necessário tirar "curso" (só um curso de "confiança-em-si-mesma" ajudaria, pois confiança é o que lhe falta).A tinta, você compra. O pincel, também. A parede, você tem. E duas mãos também. Por incrível que pareça, você é dona dos instrumentos necessários. O que falta mais? Um pouco de ousadia e vontade de se divertir. (E de economizar.)

O "preto" sempre elegante:
Os vestidos pretos não caem de moda. Continuam representando o que há de chique e distinto em tailleurs, em blusas ou sais, e em toaletes noturnas. O vestido preto decotado, porém, apesar de elegantíssimo, continua privilégio das reuniões noturnas. Usá-la durante o dia, em lugares mais próprios para roupa esporte, é gafe.

By Clarice, também conhecemos váárias receitas de esfoliantes para o rosto e corpo, além de hidratações para o cabelo... óteemo!

Referencia do livro:
LISPECTOR, Clarice. Só para Mulheres: conselhos, receitas e segredos. São Paulo: Rocco, 2008.

2 comentários:

  1. Adorei, nunca vi este livro e vou tentar baixar aqui!!!
    Amo clarice e nem preciso dizer que amei seu blog,né?!


    xoxo dear.

    ResponderExcluir
  2. Amei a parte de pintar paredes... a gente tem a parede e as mãos, não tá ótimo???

    ResponderExcluir