segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Sting!


Me considero uma amante incondicional da música. Tenho um amor nada velado por composições musicais de língua inglesa, que me ganham, inicialmente, pelo desafio costumeiro de traduzir a letra. Melodia e sentimentos vem logo após a etapa da tradução.
Porém exceções acontecem. Coldplay, A-ha, The Scripts, Duran Duran, e poucas outras bandas e cantores despertaram em mim um sentimento diferente.
Não penso que eu saiba descrever bem o que algumas destas canções me trazem, mas sei que sinto encher o peito e a mente de um transe maravilhoso que tenta a me abrir para a vida com uma coragem que geralmente não tenho. Parecem trazer lembranças de algo que não sei, parecem me projetar sonhos intermináveis.
E foi desde que conheci The Scripts que eu não me sentia assim.
Acontece que, hoje, deitada em minha cama, com os olhos na TV e a mente longe, mudando de canal em canal, passei pela transmissão de um show lotado de luzes amarelas. Passei e voltei. O charmoso vocalista, de voz lindíssima, me prendeu os olhos à tela, e meus ouvidos ficaram maravilhosamente colados à melodia da música de “Shape of my heart”.
Descobri que era o Sting.
Foram horas de concerto, e me surpreendi pensando em como eu não havia, ainda, prestado atenção ao Sting! O “The Police” morria enquanto eu nascia, então ouvi pouco deles, foi o que pensei...
E depois de ter ficado tanto tempo sem descobrir um som que me fizesse novamente querer me perguntar o que é que aqueles acordes tinham de tão especial, estou feliz em estar em alfa, ômega, e todas as outras letras do alfabeto grego, com a música do Sting.
Ainda não sei como funciona este fenômeno que resulta em emoção inexplicável, desperta por um aroma, por algo que se vê, por um som. Sei apenas que é bastante pessoal e muito verdadeiro. Me dá logo vontade de acordar para o dia seguinte, munida de algo que me prepara para ele.
Mas enquanto não acordo, dormirei, logicamente, ao som de Sting.
Uma ótima noite!

5 comentários:

  1. Oi, Andreia.
    Sou movido a música, talvez minha maior paixão. Me considero um eclético-seletivo. Dentre os grupos que citou, não conheço The Scripts.
    Sting, conheço desde a época do último album deles, "Ghost in the Machine". Depois veio a carreira solo, com albuns fenomenais (e não só dele, mas também dos outros dois integrantes do Police: Stuart Coppeland e Andy Summers). No lançamento do seu album "Nothing Like the Sun" ele passou pelo Brasil e tive a oportunidade de assistir a um show inesquecível do Sting em Brasília. Sting e uma banda de músicos de jazz de primeiríssima qualidade.
    Se gosta de Sting, fica a sugestão de conhecer (se já não conhece) Peter Gabriel. Vejo certa semelhança na profundidade das composições de ambos, que inclusive já tiveram o mesmo baterista, Manu Catchê. Para um bom começo com Peter Gabriel, sugiro o CD ou DVD "Secret World Live" e também o DVD "Growing Up Live". Depois trocamos mais figurinhas musicais.
    Beijo grande,

    Ivan Bueno
    blog: Empirismo Vernacular
    www.eng-ivanbueno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Ivan,
    Muito obrigada pela leitura, pelo post.
    Que bom que você também curte o Sting! Curte não, né, me parece um grande fã. Faz bem. Ele, de fato, é maravilhoso!
    Obrigada pela sugestão do Peter Gabriel. De fato eu conheço e gosto muito dele. Costumo dizer que se um dia me casar, "The Book of Love" definitivamente será a musica que me acompanhará ao altar.
    Quero conhecer melhor os dois, e observar essa sua proposta, de terem essa semelhança quanto às composições...
    E por falar em semelhança, consegue ver algo em "Coldplay" em "A-ha"? Para mim são pais e filhos, com mudanças ao encargo da diferença de gerações, é claro... O que você acha?

    Um beijo agradecido,
    Andreia.

    ResponderExcluir
  3. Sabe aqueles momentos em que quer ser deixado pra trás; em paz; sozinho, e quando não pode (em razão da falta de tempo, constante presença de amigos, companheiros de trabalho ou outro motivo) fica agoniado?
    De vez em quando é bom e eu gosto. Nem sempre, pois eu também amo muito e também sinto saudade demais.
    Mas nesses momentos eu coloco o fone de ouvido bem alto e me tranco no meu mundo.
    Talvez não te agrade, até mesmo por não ser uma banda inglesa ou por parecer emo, embora não seja, mas sempre ouço Fresno.
    Parece que as letras te preparam para certos momentos, fazem pensar: "se acontecer algo desse tipo eu sei o que dizer e o que sentir".
    Ps; se ouvir, despoje-se dos preconceitos e abra a mente.

    ResponderExcluir
  4. *Andréia, faz tempo que não ouço uma música do

    *Sting !!! Bom lembrar !!! (kkkkkkkkkkkk).

    *Menina, tenhas um ALEGRE final de semana

    na companhia dos teus !!!

    P.S. - *Agora, navego ao som de "Alanis

    Morissette" : "Flavors of Entanglement " !

    (*Conheces ?!).

    *Fiques com Deus.

    *Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Comecei o dia ouvindo Snow Patrol e lembrei desse seu post.
    Vim compartilhar minha alegria. =)
    Bjos
    Di

    ResponderExcluir