segunda-feira, 28 de junho de 2010

O beliscão


Ser brasileiro, de acordo com nossa cultura patriota, significa três coisas: ser um bom apreciador de feijoada, ter apreço pela festa comemorativa mais famosa do país: o carnaval, e, por último, odiar, sobre todas as coisas, nossos hermanos argentinos.
Há um mês atrás, Maradona, técnico da seleção argentina, se empolgou e prometeu ficar nu em público caso seu país ganhe o título da Copa do Mundo. Em suas palavras, dará a a volta no Obelisco, monumento de Buenos Ayres, o “espeto”, no grego.
Não posso mentir e deixar de admitir que o time argentino vem tendo ótimos resultados. O técnico, cheio de promessas, tem ganhado o apoio popular dos conterrâneos a cada dia.
Não posso deixar de admitir outras coisas. Tenho medo, estou com medo. De a Argentina ganhar também, é claro. Faz parte de nossa tradição e cultura torcer contra, com todas as forças, com todo o ar do pulmão.
Mas tenho medo, em especial, da vitória da Argentina trazer a cena, estampada no noticiário do fim de tarde, dos jornais do dia seguinte, tenho medo do registro eterno da imagem do Maradona nu correndo pelo Obelisco.
Tenho pena dos brasileiros, que entre ódio e indignação, serão forçados e ver Maradona, em sua plena forma de ex-jogador, comemorando a vitória. Tenho pena do Obelisco, monumento tão respeitável, palco de tantas manifestações importantes, que ficará eternamente beliscado pela memória do hermano nu.

3 comentários:

  1. Andréia, confesso que compartilho do seu medo!! Ninguém merece, os argentinos são marrentos demais, convencidos e arrogantes!! Vou torcer pra Alemanha no sábado!!! bjs e agradeço sua visita

    ResponderExcluir
  2. Léia querida,

    Obrigada por passar por aqui.

    Espero te ler novamente.
    Bjokas, Andreia.

    ResponderExcluir
  3. me alegra que fomos poupados de ver essa cena!!
    eu também temia por tudo isso!
    .......................................

    Andreia não encontrei seu email, então escrevo aqui. Vi que você está seguindo o meu blog, [estou muito feliz em te conhecer] porém o ícone do seu perfil não aparece nos meus seguidores; gostaria muito de ver sua 'fotinho'por lá! dê uma olhada, acho que algo não deu certo na hora de seguir.

    abraços

    ResponderExcluir