quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ordem e Progresso


Sinto que às vezes as palavras se repetem, que os temas são meras cópias, mas o que fazer se as preocupações e as indignações perduram, ecoam da mesma maneira - ou até mais - do que antes.
Cada dia mais me sinto afundada em falhas e lacunas que a educação não anda dando conta de consertar, ou seria concertar?
Os emails bem humorados apontam as pérolas do Enem; a internet espertíssima trata de divulgar as grafias mais esdrúxulas de palavras comuns; ela mesma, ironicamente, veicula mensagens de internautas apaixonados, uns para os outros, que tanto “si amam”; os alunos me desconcertam com seus “concertezas” grafados nas provas.
Minha preocupação é: se o professor anda com dificuldades de desconstruir erros e maus-aprendizados, e construir um aluno que ande lado a lado com a educação, tenho até medo de parar para pensar no que o computador vai poder fazer, sozinho, em favor do ensino.
Não se engane, não sou contra o progresso. Também não tenho um perfil saudosista. É só um sentimento de companheirismo, de pensar que trabalhar juntos seria, assim, progresso pra todos.
Mas vou aprendendo. A idade, que, confesso, não é muita, anda me ensinando a duras penas que as indignações tem que ecoar por muito tempo até começarem a fazer barulho. Vamos assim, obedecendo a ordem de quem manda, de quem acha que assim se anda fazendo progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário