segunda-feira, 28 de maio de 2012

Coxinhas para quem sabe guardar um segredo


Dizem que toda e qualquer pessoa do mundo possui dentro de si um segredo. Pode estar guardado por amor a alguém, por medo da perda ou da mudança, por respeito para com o outro, dentre tantos outros motivos.
Há quem morra carregando seu segredo. Há quem morra por um segredo. Mas há também quem nasça com um.
Ontem, fim de tarde, fomos à casa da avó – do marido, mas que assumi como minha, com muitíssimo prazer-, que fritou coxinhas que ela mesma fez com todo o carinho de avó.
Família sentada na mesa, muita conversa por entre coxinhas, molhos de pimenta e refrigerante, a avó revelou: Quando o Nando – neto do meio - nasceu, no dia do nascimento, foi pro colo do avô. Lá, ele falou, contou um segredo.
Sobre o segredo, o avô nada disse. Só comentou que o neto ia ser gênio, porque sem saber falar, falou, sem saber falar, segredou algo que cresceu na cumplicidade dos dois.
Anos depois, o avô se foi, e levou com ele o que o Fernando falou no dia em que saiu da barriga da mãe. Dizem que segredo não é pra ser contado, e não foi.
Sem poder saber do segredo, faço as minhas elucubrações: Certamente o bebê comemorou o colo e as delícias da casa dos avós. Só lá coxinhas são fritas no domingo à tarde, só lá os pés de limão rosa despontam os galhos na janela da cozinha, só lá as paredes são coloridas pelas fotos de infância desbotadas, arte de valor inestimável, só lá as lembranças moram, junto, é claro, com os segredos.

2 comentários:

  1. Você sempre trouxe benção à sua família. Recentemente, por ocasião do casamento, nos presenteou com a "Tchaça". Essa avó tão querida e tão cheia de talentos. Poesia onde nem sempre conseguimos encontrar. Este é o seu segredo, Gordinha. Bjs Raquel

    ResponderExcluir
  2. É por essas e outras que a cada segundo, a cada minuto, a cada hora .... me sinto mais apaixonado por você.

    Desejar-lhe parabéns é pouco. Realmente, a sutileza do seu olhar, a beleza de suas palavras sua inteligência demonstram que realmente sou privilegiado de poder estar ao seu lado, compartilhando todos esses momentos maravilhosos.

    Com amor e carinho,

    Nando.

    ResponderExcluir