quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Perdas e Ganhos


Terça-feira à noite, fim de feriado.
Ainda me lembro que, no começo do ano, me organizando para o semestre letivo, me atentei aos feriados. Calculei, contei as aulas, pensei nas perdas de matérias para os alunos, e este feriado, como os outros que estavam assim, lááááá no que chamamos de fim de ano, me pareceu totalmente distante, me pareceu que não chegaria. E agora, enquanto escrevo este texto, só consigo pensar que o feriado já acabou.
Este feriado, que parecia distante, e que já teve começo, meio e fim, foi uma data marcada por emoções fortes. Um amigo querido, daqueles que a gente gosta de encontrar, porque não tem problemas pra contar, apenas boas notícias - abarrotadas de um bom-humor invejável - se foi, traído pelas estradas, traído pelo carro, ele e outro amigo.
Foi um feriado de perdas, de vazio, experimentado por pais, mães, irmãos, colegas, e amigos, que são, por vezes, como irmãos.
O Pedro, meu amigo, desta vez, não me trouxe boas notícias, e experimentei de pouco humor. Esta terça-feira me trouxe um encontro muito diferente dos outros que tive com ele.
No fim da noite, após sair um pouco, desfrutar de boa companhia, me esquecer das perdas por alguns instantes, cheguei em casa em tempo de ver o resgate do primeiro mineiro chileno, preso a quase 700 m de profundidade, depois de um desastre, como outros 32 trabalhadores.
Fico pensando nas emoções a que estiveram sujeitas as famílias dos mineiros. Penso em tudo o que pode – e deve - ter passado pela mente das esposas, dos filhos, dos pais, em tantas noites mal-dormidas.
Penso em tantos momentos de desespero que podem ter acometido as esposas, talvez debaixo do chuveiro, enquanto a água caía, e o pensamento estava lá, com os maridos, debaixo da terra; ou talvez, nos momentos das refeições: filhos e mulheres vendo o lugar do pai vazio. Podem ter havido aniversários, quem sabe, sem aniversariante, ou eventos de pré-escola, com filhos sem saber se o pai chegaria, em tempo de ver, em tempo de viver.
Acontece que, como já falei, vi o resgate de alguns destes homens, e ainda estou vendo.
Penso que assistir a esta volta, talvez me tenha motivado a ver que o feriado também foi um feriado de retornos. Alguns homens, diferente do Pedro, puderam voltar, estão voltando para casa.
Homens que vivenciaram, física e psicologicamente, a morte, de maneira muito particular e próxima, tiveram, felizmente, a chance de experimentar da vida, mais uma vez.
Com perdas e ganhos, danos irreparáveis e momentos de esperança, me ponho a pensar no próximo feriado. Que ele venha com mais ganhos do que perdas, com mais esperança do que desespero, com mais retornos, com mais sonhos, com mais futuro do que os outros dias.
E que eu tenha sempre uma boa companhia que me lembre dos ganhos e dos planos, ainda que saibamos das perdas e das lutas.

Um comentário:

  1. *Andréia, meus sentimentos pela perda do teu

    amigo - querido !!! - *Pedro !!!

    *Garota, sei o que é perder um amigo ! Do

    ano passado para cá perdi dois : um por cirrose

    e o outro por problemas pulmonares sérios !!!

    Triste isto. Sinto saudades deles com

    frequência !(Com um eu desabafava a respeito

    dos meus problemas familiares e com o outro,

    bebíamos vinho e cantávamos, namorávamos um

    pouco ... aquelas coisas !!! Tudo se foi !!!

    Acabou.)

    *Andréia, falando sobre o resgate dos 33

    mineiros lá na Mina São José, no Chile ...

    menina, fiquei emocionadíssimaaaaaaaaaaa !!!

    Chorei ao ver os regates de alguns pela

    televisão !!!(*Na minha visão às vezes

    fatalista, pessimista ... todos iriam ou

    morrer ou sair LOUCOS de lá !!! *Graças a

    Deus, errei FEIO !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk).

    *Andréia, comentando sobre a expressão

    "perdas e ganhos" ... olha, menina, nessa vida,

    todo ganho corresponde a uma perda e vice-

    versa !!! (Não existe SÓ perda ou SÓ ganho !!!).

    Por exemplo : faz dois meses que eu PAREI de

    fumar por causa da minha bronquite que se

    apresentava cada vez mais acentuada, cada vez

    mais dolorosa !!! *Ganhei uma respiração melhor,

    a bronquite SUMIUUUUUUUUUUUUU !!! Perdi o PRAZER

    do vício do cigarro, o prazer de acender um

    cigarrinho e fumá-lo tranquilamente até o

    final !!! (*Têm dias que eu sinto vontade de

    CHORAR diante da EXTREMA vontade de fumar !!!

    Chego até a BABAR com tanta saliva na boca !

    É algo TRISTE e HORROROSO !!! *É a abstinência

    de um VÍCIO !!! Só quem é ou já foi um viciado

    é que sabe BEM do que estou falando !!! É

    doloroso mesmoooooooooooooooo !!!). No entanto,

    é o preço que estou pagando para voltar a ter

    SAÚDE e ... - quem sabe ?! - mais alguns anos

    de vida !!! (*Fazer o quê ?! ?! ?! ).

    *Andréia, quero TE DESEJAR uma ÓTIMA

    semana de trabalho ao lado dos teus e ... que

    Deus continue caminhando ao teu lado te

    orientando, te protegendo e te abençoando !!!

    *Rezarei por *Você e pela família do teu

    falecido amigo *Pedro e pela alma do mesmo !

    (*Sou católica apostólica romana praticante !).

    *Abraço forte.

    ResponderExcluir